quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Metodologia de Pesquisa

Ação da pesquisa em Educação Especial

Hoje a pesquisa tem se constituído em um procedimento e necessário que objetiva satisfazer as necessidades humanas. Entretanto a pesquisa no âmbito do especialista em Educação Especial diferencia-se das demais, implica a investigação da prática educativa e ação pedagógica – refletir, analisar, avaliar e descobrir.
De acordo com as palavras de Hirtz (apud, Bôer) a ação de pesquisar requer ouvir o outro e o contexto social, ouvir as situações presentes no cotidiano. Então a ação da pesquisa para nós educadores exige que tenhamos conhecimentos e voltemos nosso olhar para a realidade e a prática educativa.
A todo instante nos deparamos com dificuldades em sala de aula, ora dificuldades de aprendizagem, ora indisciplina e tantas outras deficiências, particularmente entendo que cada educando, por ser único apresentam diferentes anseios, aquilo que é interessante para uns, não o é para outros. Assim procuro estabelecer um olhar questionando as práticas educativas desenvolvidas. Quando por exemplo planejo as atividades e desenvolvo-as em sala de aula, diante dos resultados obtidos busco questionar o porquê das diferentes construções de cada um. Procuro compreender os fatores que os levam a agir desta ou daquela maneira.
As verdades existentes no contexto educativo às vezes me incomodam. No decorrer do ano, temos uma lista de conteúdos a serem trabalhados, nem sempre o tempo permite que cheguem ao final, pois dada à existência de dificuldades de compreensão procuro soluções a partir de outras estratégias. A escola desenvolve intervenções pedagógicas para auxiliar os alunos com dificuldades e necessidades especiais, porém nem sempre conseguem atingir os objetivos.
Nós professores seremos eternos pesquisadores, pois nosso trabalho exige que continuemos refletindo e buscando aperfeiçoamento, até porque a sociedade encontra se em constante evolução e o profissional da educação necessita atentar para as mudanças. Diante do exposto me pergunto: __ Será que as escolas inclusivas estão adotando os pontos básicos como o currículo, adaptação curricular, metodologia e avaliação para a diversidade?
Como educadora, busco reflexões a cerca das práticas pedagógicas desenvolvidas, pesquisando informações pela internet, revistas, reportagens dentre outros, inclusive me aperfeiçoando através do curso de Pós-graduação.
Referência:
BÔER, Leandra Possa. Metodologia da Pesquisa. http://cead.ufsm.br/início

domingo, 9 de novembro de 2008

Tecnologias da informação e Educação Especial

Contribuição dos recursos tecnológicos na Educação Especial
Os recursos tecnológicos, atualmente vêm sendo utilizados em grande escala e o computador constitui se em uma ferramenta de auxílio na aprendizagem de muitas pessoas com necessidades educacionais especiais. Os atrativos oferecidos pelo computador muito tem contribuído para o desenvolvimento de experiências e observações. Essa ferramenta se bem utilizada poderá trazer resultados consideráveis, pois tem grande potencial inclusivo, que além de facilitar, motivar e interagir possibilita a sistematização das informações de maneira criativa, eficiente e inovadora. Facilita ainda a acessibilidade e a comunicação através da internet.
De acordo com Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade “No campo da Educação Especial, quando falamos de inovações estamos apenas apontando o que de ferramentas visíveis estão em uso junto ao educando com necessidades especiais” [ 1]. Sabemos que existem outros métodos de transmissão do conhecimento que nunca serão deixados de lado, porém para muitas pessoas os antigos inventos não possuem o aparato que a tecnologia de ponta poderá auxiliar. Então a introdução do computador e ou da tecnologia da informação para a educação especial tornou se necessária.
Independente do tipo ou grau de deficiência todos os alunos podem beneficiar, aprender e ter uma convivência educacional como qualquer outra pessoa. Todo equipamento deverá estar adaptado de acordo com as necessidades de cada um, não podendo haver obstáculos que impeçam os de utilizá-los, por exemplo, a mesa do computador terá que possibilitar o encaixe da cadeira de rodas.
A importância da tecnologia tornou se essencial contribuindo no ensino e aprendizagem, na educação especial torna se mais importante ainda tendo em vista que muitos portadores de deficiência dependem da tecnologia para realizar seus trabalhos.
Percebemos na mídia a ênfase que é dada à tecnologia, mas para que ela possa ser realmente benéfica nas aprendizagens é preciso que os profissionais estejam preparados para facilitar o trabalho dos alunos, pois diante da infinidade de software o educador deverá analisar a relevância de cada um, e principalmente se permite modificações para atender as necessidades individuais dos alunos.
Entretanto a tecnologia constitui se em uma grande aliada à educação especial, que se utilizada adequadamente poderá diminuir a exclusão.

Referências
Pavão Silux, Ana Paula. Introdução a Informática Educativa. Educação Especial. 40p. Apostila.
[1] DEFNET. Disponível em: . Acesso em: 8 de novembro de 2008.

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